No período da fundação da escola de Melgaço a partir da década de 40, o país passava por grandes avanços tecnológicos houve uma grande modernização econômica. Os países de 1º mundo estavam se sobressaindo com capitalismo em alta, o Brasil, mesmo em terceiro mundo também se sobressaiu. E nesse período o Espírito Santo também se destacava na agricultura dos municípios do interior e a industrialização nas áreas urbanas. Com o desenvolvimento do Espírito Santo, a população também aumentou, e vindo grande número de imigrantes, surgiu a necessidade criar escolas que atendessem as crianças da época Na época da 1ª Guerra Mundial, existia um pequeno espaço feito de estuque, onde lecionava apenas a língua alemã e o professor era Gilberto Westphal, este veio da Alemanha e além de professor foi o 1º diácono do Espírito Santo, era também o dirigente do coro de sopro. Westphal lecionou nos anos de 1913 até 1920.
Anos depois, um senhor de sobrenome BAUMAM passou a lecionar no mesmo local, este lecionava o alemão e o português, alem de ensinar a tocar instrumentos musicais. Com o falecimento de sua esposa, BAUMAM voltou para a Alemanha, país de sua origem.
Consta nos registros da fundação da escola como “Escola Singular de Melgaço”, em 1959, recebendo o nome de comunidade local, quem
lecionava era a professora Elza Schneider. No ano 1965, o prefeito da época Paulo Lorenzoni, nomeou Zenita Plaster Lahass como auxiliar de Elza, pois o número de alunos havia aumentado.
No ano de 1967, o prefeito Joaquim Tesch inaugurou novo prédio, ao lado do antigo espaço. A “Escola Pluridocente Melgaço”.
Em 1998 se tornou “Escola de 1º Grau Melgaço” devido à criação de turmas de 5ª a 8ª séries, em 2002 tornou-se “Escola Municipal de Ensino Fundamental Melgaço”, e em 26 de abril de 2011 passou a denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Gustavo Guilherme João Plaster.
Atualmente a escola comporta turma de Educação Infantil e Ensino Fundamental, sendo administrada pela rede Municipal de Ensino de Domingos Martins.
A escola está localizada no centro do Distrito de Melgaço, em Domingos Martins , distante a 30 km do centro do município. A região se destaca com relevo montanhoso e o clima tropical de altitude, predomina o cultivo de verduras, legumes, banana, café e atividades com pequenos comércios e granjas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário